Vivemos em um cenário instável e imprevisível, onde o indivíduo tem se tornado alvo de desafios emocionais que, se não forem compreendidos, podem gerar uma crise interna. O grande inimigo, nesse contexto, não estará mais fora, mas dentro de cada um de nós, alimentado pela falta de entendimento dos nossos próprios mecanismos emocionais. Nunca antes foi tão essencial entender o nosso mundo interno e as nossas emoções.
Este trabalho tem como objetivo ensinar as pessoas a explorar seu mundo emocional, compreendendo suas reações e comportamentos, para agir de maneira mais consciente.
Os encontros irão se desenvolver progressivamente, começando com o autoconhecimento sobre como lidar com as próprias emoções e sentimentos (1º encontro), passando pela compreensão dos pensamentos intrusivos (2º encontro), propondo um processo de mudanças assertivas (3º encontro) e, por fim, abordando a felicidade de forma realista, sustentada por um entendimento mais profundo de nosso funcionamento psíquico, sem cair nas armadilhas da falsa ideia de felicidade imposta pela cultura (4º encontro).
No primeiro encontro, abordaremos o tema das Emoções, começando pela contextualização do cenário atual. Exploraremos a diferença entre emoções e sentimentos, discutiremos o mecanismo de lutar ou fugir associado às emoções, e examinaremos o registro e a memória das emoções. Também investigaremos como as emoções estão relacionadas à consciência e à formação da personalidade. Além disso, discutiremos estratégias e técnicas para lidar com as nossas próprias emoções, promovendo um maior entendimento e controle emocional.
No segundo encontro, abordaremos o tema do Pensamento, começando por distinguir entre perigo real e fantasia. Exploraremos o fenômeno da “mente que mente” e sua relação com a perceção do tempo, incluindo passado, presente e futuro. Além disso, discutiremos o impacto da tecnologia em nossos pensamentos e como nossa mente tende a omitir, distorcer e generalizar informações. Finalmente, abordaremos técnicas eficazes para lidar com nossos pensamentos, promovendo uma mentalidade mais saudável e equilibrada.
No terceiro encontro, exploraremos o tema das Mudanças, considerando tanto mudanças compulsórias quanto voluntárias. Abordaremos a Escala de Satisfação e a Roda da Vida como ferramentas para avaliar áreas importantes em nossa vida. Discutiremos como o cérebro aprende por meio do condicionamento da aprendizagem e a diferença entre a realidade e as expectativas. Também exploraremos o Modelo Sistêmico para mudanças efetivas e os diferentes níveis neurológicos de intervenção, incluindo ambientes, comportamentos, capacidades, crenças, identidade e espiritualidade, proporcionando uma visão abrangente sobre como abordar e facilitar mudanças pessoais e organizacionais.
No quarto encontro, mergulharemos no tema da Felicidade, desmistificando conceitos equivocados sobre o assunto. Exploraremos os fatores frequentemente associados ao tema e conduziremos uma reflexão importante do que pesquisas apontam como caminhos para uma vida com mais felicidade. Além disso, discutiremos a relação saudável do “ter” e do “ser”, apresentando os impactos positivos do equilíbrio destas condições necessárias da vida humana e, as respostas negativas na fixação de um destes dois aspectos. O encontro também abordará questões de autoestima e autoaceitação, essenciais para o cultivo de uma vida mais feliz e equilibrada.
Automated page speed optimizations for fast site performance