Estamos sendo afetados diretamente por esta pandemia e, além de todos os transtornos causados na sociedade, o indivíduo se tornou alvo de um cenário instável, imprevisível e temeroso. Isso tem acarretado diversos problemas emocionais, que se não forem olhados, introduzirão uma nova crise na humanidade, onde o grande inimigo não estará mais fora, mas sim dentro de cada um de nós, pelo desentendimento e desconhecimento dos nossos mecanismos emocionais. Nunca antes foi tão importante entender nosso mundo interno, nossas emoções.
Este trabalho tem como objetivo ensinar as pessoas a entenderem melhor o mundo interno emocional, reações e comportamentos, para possibilitar atitudes com mais consciência. Os encontros irão evoluindo, desde o entendimento pessoal de como lidar com as próprias emoções e sentimentos (1º encontro), com os pensamentos intrusivos (2º encontro), para propor um processo de mudanças assertivo (3º encontro) e, assim, trazer o tema de felicidade sustentado por um entendimento melhor de nosso funcionamento psíquico, considerando mitos e verdades, sem cair numa cilada formulada na apologia tóxica à felicidade (4º encontro).
No primeiro encontro, abordaremos o tema das Emoções, começando pela contextualização do cenário atual. Exploraremos a diferença entre emoções e sentimentos, discutiremos o mecanismo de lutar ou fugir associado às emoções, e examinaremos o registro e a memória das emoções. Também investigaremos como as emoções estão relacionadas à consciência e à formação da personalidade. Além disso, discutiremos estratégias e técnicas para lidar com as nossas próprias emoções, promovendo um maior entendimento e controle emocional.
No segundo encontro, abordaremos o tema do Pensamento, começando por distinguir entre perigo real e fantasia. Exploraremos o fenômeno da “mente que mente” e sua relação com a perceção do tempo, incluindo passado, presente e futuro. Além disso, discutiremos o impacto da tecnologia em nossos pensamentos e como nossa mente tende a omitir, distorcer e generalizar informações. Finalmente, abordaremos técnicas eficazes para lidar com nossos pensamentos, promovendo uma mentalidade mais saudável e equilibrada.
No terceiro encontro, exploraremos o tema das Mudanças, considerando tanto mudanças compulsórias quanto voluntárias. Abordaremos a Escala de Satisfação e a Roda da Vida como ferramentas para avaliar áreas importantes em nossa vida. Discutiremos como o cérebro aprende por meio do condicionamento da aprendizagem e a diferença entre a realidade e as expectativas. Também exploraremos o Modelo Sistêmico para mudanças efetivas e os diferentes níveis neurológicos de intervenção, incluindo ambientes, comportamentos, capacidades, crenças, identidade e espiritualidade, proporcionando uma visão abrangente sobre como abordar e facilitar mudanças pessoais e organizacionais.
No quarto encontro, mergulharemos no tema da Felicidade, desmistificando conceitos equivocados sobre o assunto. Exploraremos os fatores frequentemente associados ao tema e conduziremos uma reflexão importante do que pesquisas apontam como caminhos para uma vida com mais felicidade. Além disso, discutiremos a relação saudável do “ter” e do “ser”, apresentando os impactos positivos do equilíbrio destas condições necessárias da vida humana e, as respostas negativas na fixação de um destes dois aspectos. O encontro também abordará questões de autoestima e autoaceitação, essenciais para o cultivo de uma vida mais feliz e equilibrada.
Online / Presencial
Léo Buso
1h30 - 2h