Como eu faço para me conhecer? - Leo Buso

Como eu faço para me conhecer?

O processo de autoconhecimento é contínuo e necessita de sua disponibilidade e interesse. Infelizmente, vivemos numa sociedade “microondas” onde em 3 minutos precisamos estar prontos, não queremos testar suas melhores combinações, esperar cozinhar…. Não! Esta é uma analogia de como a necessidade de prontidão faz parte do nosso movimento. Como queremos êxito, sem aprofundamento verdadeiro e ampliação de consciência.

Autoconhecimento é consciência e leva tempo. Qualquer fórmula terapêutica mágica que prometa resultados deslumbrantes e imediatos, são ciladas que não ajudam você a conquistar sua interioridade. 

O autoconhecimento é um espaço de possibilidades importante para a busca de si mesmo num sentido mais profundo e pessoal, que nos ajuda a entender o para quê nascemos, o que de fato queremos, devemos e podemos fazer. É a possibilidade de configuração da nossa verdade para enraizarmos o nosso propósito de vida.

Mas, para isso acontecer, é necessário que você subtraia julgamentos sobre si mesmo(a), para entrar em contato com sua totalidade, com a sua  natureza e resgatar um mundo repreendido, por conta de idealizações sociais e pessoais. É preciso ter autoaceitação!  Somente com autoaceitação teremos oportunidade de abrir a janela que nos leva ao mundo interno e enxergar tudo que ali pertence, sem julgamento do certo e do errado, mas acolhendo, num primeiro momento, o que for encontrado. Sem isso, a janela se fecha e o que está lá dentro continuará reprimido, porém jamais fadado ao esquecimento. Serão conteúdos que irão nos cutucar por meio de comportamentos indesejados, ao longo da vida, para que possam ser elaborados.

Existem muitas formas de você se conhecer e a psicoterapia, terapia ou análise são especialmente importantes para este aprofundamento, para seu autoconhecimento. 

Algumas atitudes próprias contribuem também com a conexão mais profunda consigo mesmo,, a mais simples é ficar diariamente alguns minutos em  silêncio, na quietude, ensimesmado, escutando o seu mundo interno, sem se perder em pensamentos ou alucinações, apenas como observador de si mesmo. 

Perceba seu corpo, o seu funcionamento, a sua respiração, a acalmando, se possível. Somente um contato com vocês mesmo, um tempo para este auto encontro, possibilitará um entendimento maior de sua totalidade, aceitando o seu funcionamento. Mas lembre-se que, para elaborar conteúdos e entender sua história pessoal é necessário um aprofundamento – uma sugestão: faça terapia!

Palestrante e Trainer em Desenvolvimento Humano, Psicoterapeuta, CEO da Spaço Quality (Gestão da Qualidade de Vida do Trabalhador e EKZISTI (Desenvolvimento Humano).

VISITE NOSSO INSTAGRAM

Copyright © 2023 COLO digital
Todos os direitos reservados.

Rolar para cima