Passo a passo para o autoconhecimento - Leo Buso

Passo a passo para o autoconhecimento

Você quer se conhecer? Então preste atenção, qualquer técnica, ferramenta ou processo terapêutico para ser construtivo e eficiente, precisa necessariamente estar em consonância com seus valores pessoais, isto é, sintonizado com aquilo você tem empatia para ressoar dentro de você. Caso contrário, haverá enormes resistências, sem quaisquer possibilidades de êxito.

Como estamos falando de um processo profundo, você precisa escolher qual é aquele que tem a ver contigo. Nada adianta você estar com o melhor profissional e com o processo mais bem falado do momento, se você não tiver um vínculo afetivo com isso, esquece! Precisa sim ter essa abertura, interesse e empatia.

O processo de autoconhecimento nem sempre é fácil, muito pelo contrário, tem momentos tão desafiantes que a desistência acaba sendo uma possibilidade. Isto porque, muitas questões irão se descortinar e entraremos em contato com partes das quais, de fato, não gostamos muito.  Por isso estar com algum profissional que empatizamos é fundamental, assim como a sua abordagem e existem várias por aí. Conheça, questione, avalie e se entregue para àquela que se entrosa com você.

O autodescobrimento não é feito somente em algumas horas de sua semana, na terapia, e ter um profissional te acompanhando é indispensável, principalmente em momentos de crise. O seu dia a dia também faz parte do seu processo, desde que você esteja atento(a) a observar o que você faz, para quê faz, como faz e reage as situações. Isto com consciência, observação e sem julgamentos intensos!

De certo que nosso propósito de vida carrega também obrigatoriedades, deveres, não sejamos apenas sonhadores. Mas nossas escolhas, estão sendo consideradas? E essas escolhas, são realmente nossas? Ou são aquelas que estamos fazendo para atender quaisquer outras pessoas e coisas, que não sejam também os nossos próprios desejos.

Todo e qualquer propósito de vida deve estar alicerçado no que você quer, deve e pode fazer. É na intersecção destas posições que se encontra o seu propósito de vida. Não há apenas sonhos, mas também aquilo que você deve e pode fazer, ser, ter e estar. Mas como ter certeza desta posição, deste lugar do qual chamamos propósito de vida?

O autoconhecimento é um espaço de possibilidades importante para a busca de si mesmo num sentido mais profundo e pessoal, que nos ajuda a entender o para quê nascemos, o que de fato queremos, devemos e podemos fazer. É a possibilidade de configuração da nossa verdade para enraizarmos o nosso propósito de vida.

 

Palestrante e Trainer em Desenvolvimento Humano, Psicoterapeuta, CEO da Spaço Quality (Gestão da Qualidade de Vida do Trabalhador e EKZISTI (Desenvolvimento Humano).

VISITE NOSSO INSTAGRAM

Copyright © 2023 COLO digital
Todos os direitos reservados.

Rolar para cima